Projeto de Futebol Feminino da Prefeitura de Araxá revela atleta para um dos maiores clubes do Brasil
Anna Klara tem 11 anos e vai para a Ferroviária de Araraquara.
Foto: Ascom PMA
“Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?”. Este trecho da música da banda Skank e do músico Nando Reis retrata uma paixão nacional: Ser um jogador de futebol! Mas, assim como os meninos, também existem muitas meninas que sonham com uma carreira nesse esporte.
Sonho este que muitas vezes é interrompido pela falta de incentivo. No entanto, em Araxá, o Projeto Social de Futebol Feminino “Estrelas do Amanhã”, da Secretaria Municipal de Esportes, abriu portas para que elas busquem uma oportunidade dentro do futebol.
O projeto da Prefeitura de Araxá oferece uma estrutura completa, com treinos gratuitos três vezes por semana, para meninas de 8 a 16 anos. Aproximadamente 50 garotas são beneficiadas e o trabalho já gera frutos.
A jovem Anna Klara Freitas de Almeida, de 11 anos, uma das atletas do projeto, acabou de ser aprovada para fazer parte da equipe de base da Ferroviária de Araraquara (SP). O clube paulista é um dos principais times femininos do Brasil e possui títulos de bicampeão Brasileiro, bicampeão da Libertadores, tricampeão Paulista e campeão da Copa do Brasil.
Ela explica sobre a felicidade de fazer parte dessa grande potência do futebol feminino e destaca a estrutura do clube e a qualidade das atletas. “Fazer parte do projeto da Prefeitura de Araxá foi muito importante para que eu conseguisse passar nesse teste. Foi nos treinos onde eu desenvolvi minhas habilidades e aprendi muito com as meninas que também gostam de futebol. Em relação à Ferroviária, eu estou muito feliz por essa oportunidade, gostei muito da estrutura que o time oferece, tem meninas muito boas lá e eu estou muito ansiosa para começar a jogar no clube. Meu maior sonho é ser uma jogadora de futebol profissional, e, com fé em Deus, vou realizar esse sonho”, destaca.
De acordo com o secretário de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), o projeto de Futebol Feminino tem um cunho social e esportivo. “Ele acontece desde 2021, tanto no Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC), quanto no Estádio Municipal Fausto Alvim, e dá oportunidade a todas as garotas da cidade. Isso é muito importante, pois o futebol feminino tem crescido muito, e essa oportunidade tira essas garotas de situações de risco. Ficamos muito felizes por ele já estar gerando frutos”, reforça.